Em agosto, o Santander Cultural completa quatro anos e comemora junto à Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e à Associação Brasileira de Documentaristas, que chegam aos 20 anos. Nessas duas décadas, ocorreu a solidificação do cinema gaúcho através da luta, representação e organização das instituições públicas e privadas. Foram produzidos mais de 200 filmes entre longas, médias e curtas-metragens em 35mm e 16mm.


