Notícias

São conhecidos os vencedores do Prêmio Cooperativismo de Jornalismo

Comissão julgadora escolheu cinco trabalhos entre as 36 matérias inscritas em cinco categorias

A comissão julgadora da segunda edição do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo divulgou os cinco trabalhos vencedores nas cinco categorias – Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo e Mídia Cooperativa. O júri escolheu os premiados entre as 36 matérias inscritas na premiação, cuja cerimônia de entrega está prevista para o dia 24 de novembro, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre.

Instituído pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), o concurso premiará as melhores matérias que se relacionem com o tema “A importância estratégica das cooperativas gaúchas para o enfrentamento da crise”. Os vencedores receberão R$ 5 mil cada, além de certificado.

“Acreditamos que esta edição do prêmio alcançou seus objetivos, de reconhecer e valorizar o trabalho de jornalistas que produziram conteúdos que enfatizaram os reflexos econômicos e sociais promovidos pelas cooperativas gaúchas”, analisou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.

Segundo o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o prêmio destaca a importância das cooperativas gaúchas para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “Onde tem união, não tem chance para a crise. Apesar do cenário de austeridade e recessão econômica que atinge diversos setores, o cooperativismo transforma as adversidades em oportunidades de desenvolvimento e expansão de negócios. E isso ocorre porque a sociedade cooperativa tem no seu DNA a organização de pessoas, que em tempos de dificuldades se unem mais, se reúnem mais e atuam em conjunto”, afirma.

A comissão julgadora contou com a participação dos jornalistas Luiz Roberto de Oliveira Junior (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – Ocergs), Itamar Pelizzaro (SDR), Leonardo Custódio Machado (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – Sescoop/RS), José Antonio Vieira da Cunha (Associação Riograndense de Imprensa – ARI), Jorge Correa (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – Sindjors), Daniela Lemke (Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB) e Orestes Andrade Jr. (Secretaria de Comunicação Social do Estado do Rio Grande do Sul).

O reconhecimento tem patrocínio de Sicredi, Fecoagro/RS, Unicred, Unimed e Uniodonto Federação, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

Veja os trabalhos vencedores:

Jornalismo Impresso

Reportagem: “Cooperativismo aponta novos rumos para o mundo”, publicado por Jornal do Comércio

Autora: Marina Schmidt

Telejornalismo

Reportagem: “Sem crise para as cooperativas gaúchas que veem na produção orgânica uma oportunidade de negócio”, veiculado pela RBS TV

Autora: Dulciana Sachetti

Webjornalismo

Reportagem: “Parcerias possibilitam formação inédita do Aprendiz Cooperativo do Campo”, publicado no site da Cooperativa Languiru

Autor: Leandro Augusto Hamester

Radiojornalismo

Reportagem: “Dos pagos ao exterior: A força do cooperativismo gaúcho” – Rádio Bandnews FM – Laura Becker

Mídia Cooperativa

Reportagem: “Sai o trabalho braçal, entra o braço mecânico”, publicado no jornal Dália em Notícias

Autora: Carina Marques

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.