Notícias

Seminário sobre violência contra jornalistas começa amanhã

Evento também marcará instalação de unidade nacional da Comissão da Verdade dos Jornalistas

Inicia-se nesta sexta-feira, 18, na Capital, o Seminário Internacional de Direitos Humanos e Jornalismo, que reunirá profissionais e autoridades internacionais para debater a violência contra jornalistas e possíveis soluções ao problema. As discussões acontecem no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a partir das 9h, e se encerram no sábado, 19, ao meio-dia. Em seu primeiro dia, o evento também será palco da solenidade de instalação da Comissão Memória, Verdade e Justiça dos Jornalistas Brasileiros, que será composta por Audálio Dantas, Nilmário Miranda, Rose Nogueira, Carlos Alberto Caó e Sérgio Murillo de Andrade.

Entre as personalidades internacionais, estão confirmadas as presenças de Marcelo Duhalde, do Arquivo Nacional da Memória da Secretaria de Direitos Humanos da Argentina; Roger Rodríguez, jornalista investigativo do Uruguai; José Pablo Peraza, diretor de Jornalismo da rádio Progresso de Honduras; Grisel Bethancourt, ex-presidente do Colégio Nacional de Jornalistas do Panamá; e Ernesto Carmona, jornalista e escritor, organizador do livro ‘Morir es la Noticia’, sobre crimes contra jornalistas durante a ditadura de Augusto Pinochet, no Chile.

Entre os brasileiros, participarão a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; o deputado Protógenes Queiróz (PCdoB-SP), autor do projeto de lei que prevê a federalização das investigações de crimes contra jornalistas; Beth Costa, secretária Geral da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), e o jornalista investigativo Carlos Alberto Kolecsa.

O evento é promovido pela Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc) e pela FIJ, com apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.

Compartilhar:

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.