Serviço gaúcho de notícias via Whatsapp ganha subsídio da Embaixada dos EUA

'Zap Matinal' foi criado para oferecer informação simples e direta sobre a Covid-19 à comunidade do Morro da Cruz, na Capital

Iniciativa é do Matinal Jornalismo - Reprodução

Um serviço de transmissão gratuita de notícias via Whatsapp, criado pelo Grupo Matinal Jornalismo, ganhou um subsídio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O 'Zap Matinal', desenvolvido para oferecer informação simples e direta sobre a Covid-19 à comunidade do Morro da Cruz, em Porto Alegre, foi contemplado com o fundo de resposta rápida ao impacto do Covid-19, que é ofertado em parceria com a USBEA, uma organização sem fins lucrativos.

O auxílio é destinado a alumni de programas de intercâmbio para o desenvolvimento de projetos virtuais no Brasil que abordem os impactos locais da doença e promovam uma mudança social positiva. A jornalista FêCris Vasconcellos, que é alumni de programas oferecidos pelos Estados Unidos, foi quem teve a ideia de inscrever a iniciativa. 

O 'Zap Matinal' foi escolhido por atender a critérios como sua atuação em áreas definidas, a capacidade de implementação do projeto, seu impacto, escalabilidade e efeito multiplicador, além de inovação e criatividade. O projeto, que já conta com quase 600 usuários, foi criado inicialmente em parceria com a ação Moeda do Bem e, agora, será aprimorado para ampliar sua abrangência para toda a Capital. 

"Nesse momento em que a desinformação pode custar vidas, o Matinal Jornalismo quer levar informação de fontes confiáveis a mais gente. Por isso, apostamos em conteúdo também em áudio e pelo WhatsApp, que está em 99% dos celulares dos brasileiros. Além disso, estamos falando de um meio onde boatos e dados falsos circulam livremente, e como jornalistas nós temos a missão de combatê-los", declara a editora-chefe do Matinal Jornalismo, Marcela Donini.

Editado por FêCris e pelo também jornalista Gustavo Brigatti, o 'Zap Matinal' segue aberto para cadastro. Interessados em receber o conteúdo podem acessar gratuitamente, informando seu número de celular, por meio desse link: https://mailchi.mp/matinal/zapmatinal.

Comentários