Ampliar o número de associados é a principal meta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado (SindJors) para 2015. A luta pela aprovação da PEC do Diploma junto à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a mobilização para a campanha de convenção coletiva da categoria também devem movimentar o ano da entidade já nos primeiros meses, com o agendamento de reuniões em todos os turnos para elaboração da pauta de reivindicações. “Um sindicato forte se faz com a presença de sua categoria”, reforça o presidente do sindicato, Milton Simas.
Para o dirigente, 2014 foi um ano difícil, marcado por demissões, corte de postos de trabalho e aumento de terceirizações. “O mercado se mostrou difícil e em transformação, servindo como argumento para as demissões. Vamos mirar o próximo ano e trabalhar para que o cenário mude”, diz. Como realizações do sindicato, Simas cita os cursos preparatórios ao concurso da Fundação Piratini, a série de reuniões que solicitou concursos públicos, renovação da marca, do site e do jornal do SindJors.
A 36ª edição do Congresso Estadual dos Jornalistas, realizado em março, a promoção da 1ª Mostra do Núcleo dos Jornalistas de Imagem do RS, a criação do Grupo de Trabalho de Saúde do Jornalista e da Delegacia do Vale do Gravataí e a eleição de delegados sindicais nas redações dos jornais Zero Hora, O Sul, Correio do Povo, Diário da Manhã, A Razão, da Fundação Piratini, CEEE e Rede Record, entre outros fatos, também foram lembrados.
Em 2015, as perspectivas para o mercado de comunicação são de um ano com mais notícias positivas, “com contratações, não demissões e crise do setor”. Segundo Simas, além da construção da pauta de reivindicações, no ano que se aproxima o sindicato ainda pretende promover mais uma mostra fotográfica para marcar os dois anos de seu Núcleo de Imagem, e novas edições de aproximação da categoria. “Teremos o Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa, preparatório ao encontro nacional, que ocorrerá em Fortaleza, no Ceará. Para o fim de 2015, teremos o Encontro Estadual de Jornalistas de Imagem, também visando ao evento nacional, que ocorrerá no Rio Grande do Sul”, adianta.

