Notícias

Sindicato dos Jornalistas comemora conquistas de 2010

Presidente destaca a aprovação da lei que prevê a obrigatoriedade do diploma para profissionais em cargos públicos

A aprovação da lei que determina que sejam contratados somente jornalistas diplomados para exercer atividade do setor em cargos públicos no Estado, do ex-deputado Sandro Boka (PMDB), foi a principal conquista de 2010 para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. A afirmação é do presidente da entidade, José Nunes, sobre as realizações de 2010. “Apesar de ainda estarmos sofrendo com a queda do diploma, foi um ano positivo porque conseguimos ter vitórias como essas”, destacou. 

O dirigente sindical também salientou a reeleição para gestão 2011/2013, além da vitória de um gaúcho, Celso Schröder, para presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). “Conseguimos renovar a leva de jornalistas na chapa, o que possibilita uma oxigenação de ideias importante para a entidade”, comentou. Entre os eventos realizados, Nunes chamou atenção para os congressos estadual e nacional dos Jornalistas, em Novo Hamburgo e Porto Alegre, respectivamente. Sobre o evento nacional sediado na Capital,  lamentou a baixa participação de estudantes e profissionais locais. “Parece que a ficha ainda não caiu para os estudantes”, analisou. Quanto aos profissionais, afirmou que “é preciso que repensem a participação na sociedade como parte integrante de uma categoria”. 

Como meta para 2011, Nunes informou que está sendo programada uma nova campanha pela sindicalização de jornalistas. A entidade fecha o ano com cerca de mil associados ativos. No início da gestão, em 2007, eram 400 sócios. “Nossa meta é conseguir ativar pelo menos 50% dos cerca de cinco mil cadastros da entidade”. Outra campanha a ser lançada é por melhores salários. “Queremos chamar a atenção da sociedade para a precarização do trabalho do jornalista”, ressaltou Nunes. 

Nunes prevê a continuidade da luta pela aprovação das propostas de Emenda Complementar, que visam à volta da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. “Estamos confiantes na aprovação do Senado e da Câmara Federal já no começo de 2011”. O Sindicato também estará empenhado na luta pela aprovação e implantação dos Conselhos Nacional e Estadual de Comunicação. “Ter na Secretaria da Comunicação do Estado uma jornalista que já foi presidente do Sindicato (refere-se à Vera Spolidoro) é muito bom para a categoria”. Nunes também destacou que a eleição de um diretor da entidade para presidente da Fundação Cultural Piratini, o jornalista Pedro Osório. 

Para o próximo ano, estão previstas reforma e ampliação da sede da entidade, localizada na Rua dos Andradas. O local passará a contar com salão de festas e auditório. O projeto, que custará em torno de R$ 200 mil, está em aprovação na Prefeitura de Porto Alegre. O sindicato procura patrocínio para obter a verba necessária. A entidade também dará início à programação das atividades comemorativas ao aniversário de 70 anos do Sindicato, a serem completados em 2012.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.