“Os jornais que apresentam crescimento de circulação no Brasil e no mundo são aqueles que investem na reportagem com qualidade, tempo e recursos. Não conheço nenhum jornal que efetivamente esteja investindo na sua qualidade que esteja perdendo leitores”. A observação é de Nelson Sirotsky, presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e diretor-presidente do Grupo RBS, ao participar do ‘Papo na Redação’ do site Comunique-se, ontem. Em certo momento do diálogo, afirmou que “a reportagem é o sangue do jornalismo”.
Ele falou sobre projetos da entidade, como o “Jornal e Educação”, que pretende levar os títulos da entidade para as salas de aula. “Entendo que estaremos contribuindo para o surgimento de novos leitores e com o desenvolvimento de novos princípios de cidadania para a juventude brasileira”, avaliou. Muitos participantes se mostraram preocupados com a existência dos jornais impressos diante do crescimento do meio online. Para Sirotsky, a internet vai funcionar como um complemento à comunicação impressa. “Acho que não existe melhor meio para transferir informações e serviços para os cidadãos do que o jornal”, justificou.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial