Somente 12% dos negros no Brasil se sentem muito representados nas propagandas, segundo pesquisa do Twitter

Estudo também aponta as expectativas em relação ao anunciante

O Twitter realizou uma pesquisa com 500 usuários da plataforma, que se declaram pretos e pardos, para saber o que eles esperam das marcas. O estudo mostra as expectativas e o que eles sentem com relação à representatividade na Publicidade. O levantamento traz ideias de como as empresas podem agir com legitimidade no assunto.

Sobre a decisão de compra ou identificação com um empreendimento, 80% dos entrevistados disseram que é necessário haver diversidade racial com representatividade genuína na propaganda. Além disso, para 70% deles, há mais chance de apoiar ou comprar de uma companhia que reflita a diversidade racial em suas campanhas. No entanto, apenas 12% deles se sentem realmente representados nas divulgações de uma forma geral.

Com relação às expectativas, 62% desejariam que as marcas incluíssem negros no desenvolvimento e marketing de produtos. Já 57% esperam maior representatividade em publicidade e 54% dão importância para que a empresa informe sobre a diversidade dos colaboradores e iniciativas de inclusão.

Apoiar a conscientização sobre instituições de caridade focadas em igualdade racial, com 53%; veicular campanhas com foco no diálogo sobre raça e racismo em diferentes mídias, tanto on-line quanto off-line, com 48%; e se posicionar ao apoio à diversidade racial, com 45% das respostas, também foram pontos destacados.

E como as agências podem corresponder a essas expectativas? Para 57%, apresentando histórias e pessoas reais. Enquanto isso, 53% apontam um conteúdo com as principais questões a serem discutidas, e 52%, por meio de  tom informativo.

Comentários