O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) anunciou nesta segunda-feira, 3, que vai reajustar a tarifa da água em Porto Alegre em 9,6%. Segundo a Lei Complementar 170/87, o departamento pode fazer o reajuste anual do preço da água tratada na Capital pelo IGP-M, que, no acumulado de 2010, foi de 11,32%. Ainda assim, como a variação dos custos de produção e distribuição da água foi inferior ao índice, o Dmae decidiu utilizar a variação do IGP-M do período março de 2009 a dezembro de 2010: 9,6%.
Segundo nota da prefeitura da Capital, o reajuste da tarifa para 2011 será inferior à variação da inflação e ao reajuste do salário mínimo, “o que garante a manutenção da modicidade tarifária”. O reajuste entra em vigor em fevereiro de 2011 e deve vigorar pelo menos por um ano, até fevereiro de 2012.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial