O estado das estradas rodoviárias gaúchas foi um dos temas dominantes na entrevista coletiva que o governador do Estado, Tarso Genro, concedeu esta manhã a representantes de associadas da Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV). Um dos questionamentos foi apresentado pela rádio Miriam AM, de Farroupilha, ao lembrar que as rodovias da região estão estranguladas e não comportam o atual fluxo de veículos. Outra reclamação foram os buracos e as deficiências na sinalização das rodovias, sobretudo na RS-122 e na RSC-453, entre Farroupilha e Bento Gonçalves.
A entrevista com Tarso foi realizada na própria sede da Agert, e nela o governador prometeu que ainda este ano o Estado encaminhará, através do Banco Mundial e do BNDES, um aporte de R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão para investir em obras na malha viária a partir de 2012. Também não descartou a possibilidade de parceria com a iniciativa privada, através das chamadas PPPs, como alternativa em alguns projetos. Ele lembrou que cerca de R$ 220 milhões, provenientes de deslocamento de recursos de outras áreas, estão sendo usados para cobrir as obras mais importantes e necessárias, que são 45 ligações entre municípios e estradas estaduais.
Sobre a questão da saúde, Tarso divulgou que a meta é alcançar os 12% de recursos constitucionais até o fim do governo. Segundo ele, o plano de saúde está alicerçado em três grandes movimentos: a definição de hospitais regionais fortes – no mínimo quatro hospitais, para colocar uma barreira nas “ambulâncias- terapias”; um conjunto de estruturas intermediárias de média resolução, que são bancadas pelo Governo Federal; e a qualificação do SUS. Tarso respondeu também sobre questões de Educação, da Copa e da área de Segurança.
Em resposta a convite da Agert, o governador garantiu participação na abertura do Congresso Gaúcho de Emissoras de Rádio e TV, que irá acontecer entre os dias 2, 3 e 4 de outubro, em Gramado. Ele levou consigo um exemplar do Relatório Social da Agert 2010, e prometeu retornar à entidade para mais entrevistas coletivas às emissoras associadas. “As questões aqui não se esgotam, por isso prometo retornar outras vezes”, declarou.


