Duas vagas para brasileiros estão abertas no projeto ‘Flag it! – Usando ferramentas ambientais para mapear questões ambientais’. O treinamento de sete dias em jornalismo ambiental é baseado nas práticas usadas pelo site ((o))eco. A ideia é localizar o desmatamento na Bacia do Amazonas por meio de ferramentas gratuitas de mapeamento digital. O curso será realizado em Manila (Filipinas) e Bucareste (Romênia) de 9 a 15 de setembro e 7 a 13 de outubro, respectivamente. As despesas de viagem, alojamento e alimentação serão cobertas pelo evento.
As inscrições são voltadas para jovens jornalistas, entre 18 e 35 anos, que são cidadãos ou residentes legais do Brasil – ainda participam Filipinas, Nigéria, Romênia, Letônia e todos os países em que estão localizadas as organizações participantes da EuropeanYouth Press (EYP). Os participantes devem estar baseados nestes países e apresentar nível de inglês intermediário, conhecimentos de informática e mídias sociais, conhecimento ou interesse comprovado em reportagens ambientais e capacidade de ser multiplicador do projeto.
Além de ser um dos organizadores do projeto, o site ((o))eco também irá publicar os trabalhos desenvolvidos pelos participantes depois de cada curso. Ao final do treinamento, os autores das quatro melhores reportagens terão a oportunidade de cobrir a Conferência das Partes (COP 19), na Polônia, em novembro deste ano. Entre os aspectos abordados estão geojornalismo, jornalismo e visualização de dados, criação de mapas interativos, crowdsourcing e o uso de ferramentas como o Google Maps. As inscrições vão até 23 de julho e podem ser feitas através do site.
Outras cinco organizações ajudam a formar a parceria que desenvolve o Flag it!, como a EuropeanYouth Press, a Rede de Jornalistas Ambientais das Filipinas (PNEJ), a Associação Nigeriana de Jornalistas de Ciência (NASJ), a Associação de Estudantes em Jornalismo e Estudos de Comunicação (ASJC) da Romênia e o Fórum para estudantes europeus de jornalismo da Letônia.

