A TVE e a FM Cultura 107.7 transmitirão, ao vivo, o Festival da Canção Aliança Francesa 2020, neste sábado. A 13ª edição do evento será a primeira a acontecer de forma virtual e não presencial, devido à Covid-19. A partir das 21h30 deste sábado, 31, 10 candidatos apresentarão músicas francesas e francófonas diretamente dos estúdios da emissora gaúcha.
A iniciativa da Aliança Francesa também será transmitida pelas redes sociais da entidade. A direção artística é de Otávio Moura e os selecionados serão acompanhados pelos músicos Jackson Spindler, no piano, e Angelo Primon, com instrumento de cordas. Concorrem na etapa regional de Porto Alegre: Angela Angel, Camila Umpiérrez, Caroô Hansel, Ernani Hanemann, João Damasceno, Jose Valmir Da Costa, Julia Reis, Pedro Coppeti, Stefany Kaipper e Tiane Tambara.
Os candidatos serão avaliados nos seguintes critérios: afinação, interpretação, ritmo, postura cênica, originalidade e pronúncia do idioma francês, que tem peso dois. Para uma boa pronúncia, os selecionados treinam suas músicas com professores da Aliança Francesa especializados em fonética.
Quem vencer ganhará uma viagem a Paris, um ano de francês na Aliança Francesa e quatro horas de gravação da canção vencedora no estúdio Audio Porto. Além disso, participará da Final Nacional, que também acontece de forma on-line, em novembro. O segundo lugar ganhará um box da Liz Pâtisserie Française e um ano de curso de francês na Aliança Francesa. Já o terceiro será contemplado com um semestre de aulas de francês na Aliança Francesa.
O festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano, que será virtual em 2020. Na etapa da Capital gaúcha, o evento tem patrocínio da Timac Agro, financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e apoio da TVE e FM Cultura, Audio Porto, Liz Pâtisserie Française, Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, Person Piano e Estúdio Musitek.

