Os veículos de comunicação da Assembleia Legislativa estão passando por um processo de modernização e maior organização de seu conteúdo. O objetivo é aproximar o Legislativo gaúcho ainda mais do cidadão e ampliar a divulgação da produção legislativa, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo presidente Alexandre Postal (PMDB) e pela gestão compartilhada da 53ª Legislatura. Assim, a Superintendência de Comunicação Social e o Departamento de Tecnologia da Informação trabalham desde o início do ano para colocar no ar uma versão modernizada do portal da ALRS na internet.
O superintendente de Comunicação Social, jornalista Marcelo Villas-Bôas, disse que a iniciativa respalda a disposição da Assembleia em manter-se sintonizada com uma sociedade na qual os cidadãos, cada vez mais, exigem informações claras e atualizadas sobre o desempenho dos agentes públicos. “A ênfase da administração do presidente Alexandre Postal é a de dar a máxima transparência possível às atividades do Parlamento, ampliando aquilo que já vinha sendo feito. Para tanto, aprimorar os meios de comunicação do Legislativo é condição fundamental”, explicou.
A coordenadora do grupo de trabalho que desenvolve o projeto, Carla Poeta, ressaltou que o atual site contém muitos dados, mas pouca informação. Além de organizar o conteúdo do portal por áreas de afinidade, a Assembleia estuda a possibilidade de adquirir um novo software. Seria uma ferramenta de busca avançada para facilitar a navegação, a exemplo da que é utilizada pela Câmara dos Deputados e pelo Tribunal de Justiça do Estado.

