YouTube Shorts: novidade será concorrente de TikTok e Reels

Plataforma, testada na Índia, deve ter atuação ampliada em breve

TikTok e Instagram Reels já não são mais os únicos concorrentes neste formato de plataforma de vídeo. O YouTube Shorts deve chegar, no próximo mês, a um dos principais centros de criação de conteúdo on-line: os Estados Unidos. A gravação de clipes curtos é o foco do novo produto da empresa.

A ferramenta já está sendo testada na Índia, desde setembro de 2020, e chegará aos estadunidenses também em versão beta. O diretor de produto do YouTube, Neal Mohan, detalha que "o número de canais indianos que usam o Shorts como ferramenta de criação mais do que triplicou, e o player do YouTube Shorts agora está recebendo mais de 3,5 bilhões de visualizações diárias em todo o mundo".

A empresa também anunciou novas formas de monetização para criadores de conteúdo na plataforma, ainda neste ano. Dentre elas, a função 'aplauso', em que os seguidores de um canal poderão comprar uma animação de palmas para aparecer no topo de um vídeo. Os criadores receberão uma porcentagem da receita de cada aplauso comprado. 

A integração dos vídeos com o e-commerce também já foi anunciada pela empresa. O recurso permitirá que os usuários comprem itens a partir dos vídeos. A previsão é que o recurso seja lançado no final de 2021, com limitação apenas a produtos eletrônicos e de beleza.

Comentários