A partir deste sábado, 21, o caderno Cultura de Zero Hora publicará a série ‘Visões do Rio Grande’. Durante todo este ano, será possível conhecer mais detalhes sobre livros fundamentais para a compreensão do Rio Grande do Sul em distintas áreas de conhecimento. Os temas transitarão da política à cultura, da história ao folclore. ‘A Parte e o Todo’, de Ruben Oliven, será a primeira obra da série.
Os 12 livros, que farão parte do especial, foram escolhidos porque provocaram “reflexos significativos em seu campo de estudo” e foram produzidos por autores contemporâneos, que serão entrevistados sobre sua trajetória. Entre os pensadores, há rio-grandenses e oriundos de outros Estados, brasileiros e estrangeiros, acadêmicos e autodidatas.
A série será publicada no terceiro sábado de cada mês e incluirá, além de entrevista com o autor, um artigo sobre a obra produzido por um especialista da área. O porto-alegrense Ruben Oliven, primeiro da série, é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Ufgrs. Doutor pela Universidade de Londres, teve passagens pelas universidades de Londres e Paris. Publicou, entre outras obras, ‘Urbanização e Mudança Social no Brasil’ (Vozes, 1988) e ‘A Antropologia de Grupos Urbanos’ (Vozes, 1992).



*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial