'Cerveja com Dados' volta a Porto Alegre com edição dedicada à crise climática

Evento acontecerá no Justo e reunirá especialistas a fim de debater uso de dados frente a catástrofes ambientais

28/07/2025 16:48 / Atualizado em 28/07/2025 16:47
'Cerveja com Dados' volta a Porto Alegre com edição dedicada à crise climática /Crédito: Divulgação

Após pausa em 2024, o 'Cerveja com Dados' promove nova edição na quarta-feira, 13 de agosto, a partir das 19h30. O evento ocorrerá no Justo, nas escadarias da Borges de Medeiros, nº 741, Passeio Verão, em Porto Alegre. A entrada será gratuita, com 10% de desconto em bebidas do local para quem participar da atividade.

A edição deste ano terá como tema a crise climática e as catástrofes ambientais, com foco nos impactos recentes que atingiram o Rio Grande do Sul. O evento tem como objetivo incentivar o uso de dados para refletir e agir diante dos desafios impostos pelas mudanças do clima. A proposta é reunir diferentes perspectivas em torno de soluções sustentáveis e baseadas em informação.

A realização é da Escola de Dados, da Open Knowledge Brasil (Okbr), organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pela transparência pública e pelo conhecimento livre. A programação conta com apoio da R-Ladies Porto Alegre, rede global que visa incentivar a diversidade de gênero na ciência de dados, da AfonteJor e do Verifica RS, que atuam com letramento midiático e combate à desinformação.

Programação

Entre os palestrantes que integrarão a programação do evento está o geógrafo e climatologista Pedro Valente, que abordará como o hemisfério sul influencia o clima do Rio Grande do Sul. A bióloga Felícia Miranda Fischer falará sobre biodiversidade e resiliência climática, enquanto a arquiteta Geisa Zanini Rorato tratará da construção de cidades mais preparadas para enfrentar eventos extremos.

Cada palestra terá duração de 20 minutos e será baseada em dados, pesquisas e relatórios. O objetivo é estimular a análise crítica e o debate sobre como o conhecimento técnico pode guiar ações diante das mudanças ambientais. As inscrições estão disponíveis por meio deste link.