'Jornada Para o Cuidado de Pais Idosos' ajuda filhos a cuidarem de familiares

Evento, que se inicia em 21 de agosto, é promovido pela KGF Diversidade e Inclusão, GV Assessoria em Longevidade e a Senescentis

24/07/2023 17:44
'Jornada Para o Cuidado de Pais Idosos' ajuda filhos a cuidarem de familiares /Crédito: Reprodução

A partir de 21 de agosto, a Escola de Filhos Adultos - iniciativa da KGF Diversidade e Inclusão, da GV Assessoria em Longevidade e da Senescentis - promove a '1ª Jornada Para o Cuidado de Pais Idosos'. Com o intuito de ajudar as pessoas a cuidarem dos seus familiares mais velhos com tranquilidade, conhecimento, segurança e mais facilidade, a capacitação ocorrerá de forma on-line até 11 de dezembro.

O evento será ministrado por Gisele Varani, Karen Garcia de Farias e Michelle Clos. A iniciativa engloba seis encontros virtuais síncronos, nos quais as mentoras compartilharão informações, conhecimento e dicas. Acontecerão também cinco 'Rodas de Empatia', com escuta ativa, acolhimento e troca de experiência, que proporcionarão uma rede de contato com os demais membros da Jornada.

'Envelhecimento' é o tema que abre a programação. Nesse encontro serão trabalhadas as mudanças físicas e as percepções a partir do passar do tempo. Uma semana depois será abordada a comunicação e quais as estratégias que podem ser tomadas com familiares por divergências no cuidado com os pais.

A primeira 'Roda de Empatia' terá como pauta o acolhimento e acontecerá em 4 de setembro. 'Cuidados', 'Moradia', 'Demências e Doenças Crônico-Degenerativas' e 'Finitude' serão os demais assuntos abordados nas palestras. Além disso, 'Desafios', 'Mudanças', 'Decisões' e 'Aceitação' pautarão os bate-papos. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail escoladefilhosadultos@gmail.com

Sobre as mentoras

Fisioterapeuta, Gisele Varani é CEO da Assessoria em Longevidade GV. Especialista em Gerontologia Social e mestra em Serviço Social. Foi professora em qualificações de cuidadores de idosos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac-RS) e PMH Cursos. É consultora no Grupo de Convivência do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee/RS) e desenvolve junto com a ONG Parceiros Voluntários formações na área do envelhecimento para Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Comunicadora, Karen Garcia de Farias é fundadora e diretora da KGF Consultoria de Diversidade e Inclusão. Tem pós-graduação em Marketing e em Neurociência e Comportamento. Líder e embaixadora do Movimento LAB60+, é criadora de conteúdo em Sessentônica, que tem o propósito de combater o Idadismo e preparar as gerações para o envelhecimento. Colunista semanal na plataforma Sler - Rede Social para Ler e Escrever, também integra o Comitê do Programa de Diversidade do Estado de São Paulo.

Michelle Clos é CEO da Senescentis e possui graduação em Serviço Social, mestrado em Educação e doutorado em Gerontologia Biomédica. Pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), é avaliadora externa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e professora da Universidade La Salle, em Canoas.