Dentro da programação da Semana da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa promove o 'Sarau do Solar Especial', com a dupla 50 Tons De Pretas. O espetáculo acontece no dia 19 de novembro, às 19 horas, na Concha Acústica do Theatro São Pedro.
As artistas Dejeane Arruée e Graziela Pires formam a 50 Tons De Pretas. Na estrada desde 2017, a dupla já produziu um repertório representativo e diverso, ganhando reconhecimento no estado do Rio Grande do Sul com o Prêmio Açorianos de música em 2021, em que foram agraciadas na categoria Melhor Álbum MPB, Melhores Intérpretes e Melhores Compositoras.
"Este espetáculo vem sendo sempre atualizado e repensado para criar conexão com nosso público e levar a nossa mensagem que é de luta, mas, sobretudo, de celebração da cultura negra" aponta Graziela. As letras das canções buscam refletir, alertar, acariciar e motivar aqueles que acreditam na arte como ferramenta de transformação e de luta.
Em relação à sonoridade, a 50 Tons de Pretas tem uma forte identificação com a música brasileira. "Toda essa mistura musical que temos no nosso país, toda essa riqueza harmônica que a gente tem. Samba rock também é muito presente nas nossas canções. Temos também referência de black music e do repertório que a gente ouve e o que a gente toca", diz Dejeane.
Sobre o espetáculo
O espetáculo, que tem a duração de uma hora e meia, conta com a direção musical de Dejeane Arruée, que junto com Grazi Pires assina a concepção artística e cênica. A banda de apoio é formada por Gustavo Nunes (guitarra), João Costa (bateria), Vladimir Godoy (baixo) e Alexandre Santos (guitarra) e Lediane Gonçalves.