A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), inaugurará um novo espaço no sétimo andar da instituição no próximo mês. O 'Terraço Petrobras' será aberto ao público com um jardim sensorial que pretende estimular os cinco sentidos por meio de cores, aromas, texturas, sons e sabores. A proposta é que seja um refúgio para contemplação e descompressão, onde será possível explorar os aspectos visuais da própria Casa, especialmente com a vista para o Guaíba e para edificações históricas do centro de Porto Alegre.
O projeto foi desenvolvido pelos arquitetos José Roberto Weber Salvi e Raimundo Giorgi, do escritório Salvi, Giorgi Arqdesign, com paisagismo orientado pela agrônoma Cláudia Litvin. O espaço utilizará plantas nativas do Rio Grande do Sul e espécies representativas dos biomas Pampa e Mata Atlântica, como erva-pompom, farroupilha, íris, butiá, maranta, erva-mate, guaimbé e capim-dos-pampas. A iniciativa ainda incluirá elementos como seixos rolados, areia, saibro e brita, compondo percursos que poderão ser explorados pelos visitantes de forma lúdica e sensorial.
Conceção e acessibilidade
A estrutura foi planejada de modo a preservar o patrimônio tombado da CCMQ, com construção modular e sem perfurações nos pisos originais. Segundo a diretora da Casa, Adriana Sperandir, o projeto é mais uma das ações que buscam aproximar o público da natureza e ampliar o uso dos espaços culturais. "O 'Terraço Petrobras' reforça a conexão entre humanidade e natureza que tem orientado a instituição, somando-se a iniciativas como as melhorias do Jardim Lutzenberger, a publicação recente do guia de plantas e os ciclos de programação voltados para a reflexão sobre crise climática, antropoceno e meio ambiente", diz.
O acesso será garantido para pessoas que utilizam cadeiras de rodas, com rampas que possibilitam a circulação completa no terraço. Está prevista ainda a entrega de um banheiro acessível no sétimo andar no início de 2026, após a conclusão do restauro do Teatro Bruno Kiefer. O projeto conta com patrocínio da Petrobras por meio do programa 'Petrobras Cultural' e integra o 'Plano Bianual da Casa', viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com recursos destinados à manutenção de atividades gratuitas e à contratação de profissionais nas áreas de Comunicação, Produção e Acessibilidade.