Enigma é a primeira sala de escape game do Sul do País

Traduzida como "jogo de fuga", a brincadeira pode ser utilizada por empresas para integração e identificação de perfis nas equipes

Sócios Cristina Winck e Jefferson Yllana Beuren | Divulgação
Com o objetivo de trazer para o mundo real os conceitos dos jogos virtuais do tipo escape room, a Enigma surge em Porto Alegre como a primeira sala do Sul do País. Tendência espalhada pelo mundo - especialmente Europa e Estados Unidos -, o chamado "jogo de fuga" é uma opção para empresas que desejam integrar suas equipes e identificar perfis de seus colaboradores. Trata-se de uma brincadeira na qual participam até seis pessoas, que são trancadas em uma sala, de onde devem tentar escapar em 60 minutos. Para isso, o grupo precisa desvendar enigmas espalhados pelo ambiente com raciocínio, lógica e intuição.
Para um dos sócios-diretores, Jefferson Yllana Beuren, Engenheiro Mecânico pela Ufrgs e pós-graduado em Engenharia de Produção e em Gestão Empresarial, pela mesma instituição, a proposta é interessante pois comunicação, liderança e trabalho em equipe podem ser vivenciados de forma inovadora. "A história é que o grupo está no corredor da morte e a execução está marcada para dali uma hora. É o tempo que os participantes têm para encontrar a saída. Em uma analogia, assim como ocorre em ambientes profissionais, um desafio é apresentado e a equipe tem prazo para encontrar a melhor forma de solucionar o que foi proposto", explica.
Cristina Winck, formada em Ciências da Computação e pós-graduada em Gestão Empresarial pela federal gaúcha, além de Direito pela PUCRS, também está à frente da empresa que surgiu quando ambos foram aos Estados Unidos onde experimentaram o jogo. "Voltamos com a vontade de inaugurar nosso próprio negócio na capital gaúcha e assim fizemos em dezembro do ano passado", conta ela. "O interessante da brincadeira é que o ar de mistério e desafio é real e os protagonistas são os próprios jogadores, exatamente como acontece em empresas. Quanto maior a sintonia de competência diferentes, maior a chance de resolver a questão. E no menor tempo possível", compara.
Para participar, é necessário agendar com antecedência pelo site da empresa, onde também é possível conhecer mais sobre o jogo: www.enigmaescapegame.com.br.

Comentários