Agência Besouro assina parceria com o Itaú Unibanco

Programa busca viabilizar curso prático gratuito para empreendedorismo a partir do uso de bicicleta

Reprodução

A agência gaúcha Besouro, de fomento social, fechou negócio com o Itaú Unibanco para programa de crédito. O projeto 'Bike Negócio', disponibilizará um curso prático gratuito para empreendedorismo a partir do uso de bicicleta. A iniciativa é direcionada para pessoas de baixa renda, em situação de alta vulnerabilidade social, e está sendo realizada no município de São Paulo e nas cidades da Baixada Fluminense, no Rio Janeiro, e deverá se estender para outros estados.

Com o objetivo de motivar os alunos do curso, o Itaú concederá uma linha de microcrédito especial para os cinco planos mais viáveis desenvolvidos ao longo do programa. Para ingressar na aula, os candidatos devem apresentar uma ideia ou projeto que tenham como intuito central o uso da bicicleta e, por consequência, a melhoria da mobilidade urbana.

As aulas das duas primeiras turmas, com 50 alunos, serão ministradas por profissionais da Besouro, ancoradas no método By Necessity, de autoria de Vinicius Mendes Lima, idealizador da agência de fomento social. De acordo com ele, entre morros e vielas, em um ambiente hostil, onde não há sequer saneamento básico, existem pessoas que conseguem se reinventar, empreender e sustentar sua família.

A metodologia usada no 'Bike Negócio' foi desenvolvida e aplicada com empreendedores de comunidades das periferias e favelas. Está sendo adotada, também, por outros programas, como o 'InovaJovem', do governo federal, em mais de 100 cidades brasileiras. "A Besouro ajuda a entender o perfil do empreendedor, estuda o mercado com ele, oferece uma marca para cada aluno, estuda uma análise de projeção de vendas e analisa a parte financeira", afirma o idealizador.

Comentários