ANJ dá nota de repúdio ao ex-presidente Collor

Político ameaçou e insultou jornalista da revista IstoÉ

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou nesta sexta-feira uma nota de repúdio às ameaças e insultos feitos pelo senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Mello (PTB-AL) contra o jornalista Hugo Marques, da revista IstoÉ. O fato ocorreu na quinta-feira, 29. A nota, assinada pelo vice-presidente da ANJ e responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão, Júlio César Mesquita, diz que "é inadmissível que qualquer candidato a cargo público manifeste tamanho desconhecimento do papel da imprensa nas sociedades democráticas a ponto de reagir a notícias - no caso factuais e baseadas em informações da Justiça Eleitoral - com destempero e truculência".
Atitude é mais condenável por se tratar de cidadão que já exerceu os mais altos postos da República, diz a nota de repúdio. O motivo dos insultos ditos por Collor teria sido uma nota publicada na edição de 21 de julho sobre o pedido de impugnação da candidatura do político alagoano.
Em entrevista ao Portal Imprensa, o jornalista ameaçado declarou que, ao constatar o teor da ligação, preferiu desligar o telefone imediatamente. "Eu não queria ouvir insultos e nem responder. Fico preocupado dele tentar arrancar alguma agressividade minha. Se eu criar um conflito com ele, fico impedido de cobrir. Então não falei nada", revelou.

Comentários