Assembleia provoca debate sobre o cooperativismo

Foi durante encontro para marcar o Dia Internacional do Cooperativismo

A Assembleia Legislativa realizou um café da manhã nesta quinta-feira, 7, como forma de homenagear o Dia Internacional do Cooperativismo. No encontro, representantes de entidades ligadas ao tema e deputados estaduais apresentaram ideias para a fortalecimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul.
O presidente da AL, deputado Adão Villaverde (PT), afirmou que o Legislativo apoia o sistema de cooperação como um dos inclusores sociais e econômicos mais eficientes para o desenvolvimento do Estado e do Brasil. "Nossa Nação tem se desenvolvido em grandes padrões e vem adquirindo condições de soberania. Este período único, em que diferentes parcelas da sociedade estão inseridas nesse desenvolvimento, é o melhor espaço para o fortalecimento do cooperativismo. Esta Casa tem um grande compromisso com este sistema, e está disposta a apoiar políticas para o crescimento desse modelo inclusivo", declarou o presidente.
Vergílio Perius, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sistema OCERGS/SESCOOP-RS), contou que a entidade criou quatro anteprojetos de lei que serão apresentados aos deputados. "Queremos criar projetos e parcerias com o Parlamento para que políticas públicas relacionadas ao o desenvolvimento do processo de cooperativismo sejam disseminadas na sociedade", disse Perius.
O coordenador da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo, deputado Heitor Schuch (PSB), ressaltou a importância das ações da Frente. "Depois de quatro meses de trabalho já sabemos do nosso compromisso e da nossa missão. Nossas metas principais são o acesso das cooperativas aos benefícios do Simples, o assento no Conselho Diretor do Fundopem e a criação de linha de crédito para transformar energia monofásica em bifásica e trifásica no campo. Estamos trabalhando com afinco para darmos andamento nestas questão", declarou o deputado.

Comentários