Autorizado o início da duplicação da Beira-Rio

Iniciativa integra o conjunto de projetos da cidade para a Copa do Mundo 2014

Foi autorizado nesta quinta-feira, 8, pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o início das obras de duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), que integra o conjunto de projetos da cidade para a Copa do Mundo 2014. O evento aconteceu no Parque Marinha do Brasil, no início do estacionamento, na própria Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a 500 metros da Avenida Ipiranga. Após a solenidade, Fortunati vistoriou as obras.
O secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo, destacou a parceria com o Internacional, que foi decisiva na realização da obra. "Esse é um legado para que, daqui a quatro anos, nossa cidade esteja preparada para esse grande evento", afirmou.
O prefeito Fortunati enfatizou que esta é a primeira obra de mobilidade urbana para a Copa. "Temos uma série de responsabilidades que devemos cumprir para preparar a cidade e atender o que está previsto no Caderno de Encargos da Fifa. Esse é o pontapé inicial para as demais ações que serão realizadas na cidade", disse o prefeito. "Sabemos de todos os obstáculos e dificuldades, mas acreditamos que temos condições de fazer uma Copa com muita qualidade. Seremos exemplo para o país como uma das melhores cidades-sede", destacou.
Com a execução das obras prevista em quatro trechos, os dois primeiros começam entre a rótula da Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto até as proximidades do Estádio Beira-Rio, compreendendo 1,38 quilômetro de extensão, com investimentos de R$ 6,9 milhões. Os recursos são originários de emendas de parlamentares gaúchos ao Orçamento da União, com repasse da Caixa Econômica Federal, além de contrapartida da prefeitura.
Toda em pavimentação asfáltica, a pista terá 9,5 metros de largura e contará com serviços de drenagem pluvial, iluminação, revestimento de passeios, plantio de árvores, sinalização horizontal e vertical, além de uma ciclovia com 2,5 metros de largura, paralela ao Guaíba. A assinatura da ordem de início entre o município e a empresa Coesul ocorreu em 1º de julho. Em andamento os serviços de topografia e terraplenagem, a previsão de conclusão da primeira etapa é de 12 meses.
Marco no conjunto de ações da prefeitura para a Copa 2014, a duplicação da avenida Beira-Rio é uma das primeiras obras específica para o evento esportivo a ser iniciada no país. A extensão total das obras é de 5,3 quilômetros, com investimentos da ordem de R$ 24 milhões.
Imagem

Comentários