Biblioteca Pública do Estado promove Clube de Leitura sobre obra de Erico Verissimo
Livro 'Incidente em Antares' foi o escolhido para a discussão, que ocorre em 24 e 27 de setembro

A Biblioteca Pública do Estado (BPE) promove o Clube de Leitura de setembro, que terá como destaque a obra 'Incidente em Antares', de Erico Verissimo. Ambos os encontros ocorrerão no Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190), em Porto Alegre, em 24 de setembro, quarta-feira, às 19h, e em 27 de setembro, sábado, às 10h. A mediação será feita pelo professor de literatura brasileira Fernando Machado Brum. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
Publicado em 1971, 'Incidente em Antares' combina realismo mágico e crítica social e política. A obra, escolhida pelo público, está disponível no Setor de Empréstimo da Biblioteca. Para retirar os exemplares, é necessário comparecer presencialmente com documento com foto, comprovante de residência em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e realizar o pagamento de uma taxa única.
A obra
'Incidente em Antares' foi o último romance escrito por Erico Verissimo, publicado em 1971, em pleno período de Regime Militar no Brasil. O livro, que conseguiu passar pela censura da época, aborda temáticas como a repressão, chegada de indústrias estrangeiras e luta popular.
Com fortes influências do realismo fantástico ? gênero literário original da América Latina, criado como resposta aos regimes militares locais -, Erico usou a história sobre sete mortos que saem andando por uma cidade fictícia para burlar a censura. Dividido em duas partes, o livro remonta a história do País, com foco em duas famílias locais - os Campolargos e os Vacarianos ?, passando pelo fim oficial da escravidão, pela era Vargas, até chegar ao período do golpe militar de 1964.