Câmara de Porto Alegre comemora 245 anos de história

Instituição passou a funcionar na cidade em 6 de setembro de 1773

Órgão está situado no Palácio Aloísio Filho, na Capital - Reprodução

A Câmara Municipal de Porto Alegre completará 245 anos nesta quinta-feira, 6. A instituição passou a funcionar na cidade em 1773, depois que foi transferida de Viamão para a Capital. Desde então, o Legislativo teve muitas sedes, até chegar ao Palácio Aloísio Filho, situado na avenida Loureiro da Silva, 255, onde permanece até hoje. Atualmente, o órgão reúne 36 vereadores de 16 bancadas, a quem compete estabelecer leis e fiscalizar as ações e contas da Prefeitura, além de debater e decidir sobre temas de importância para a Capital.

Com o objetivo de se aproximar da população, a Câmara oferece atividades culturais com entrada gratuita, como o Salão de Artes, a Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres e o Concurso Sioma Breitman de Fotografia. Na Tribuna Popular, realizada no plenário, entidades podem fazer reivindicações e sugestões aos vereadores. A sociedade ainda relata suas demandas e solicitações nas comissões permanentes e especiais e nas frentes parlamentares. Além de serviços voltados para escolas, são promovidas audiências públicas sobre projetos para a cidade.

Em 1997, as sessões ordinárias passaram a ser transmitidas pela TV Câmara por meio do canal 16 da NET. Desde 2012, as atividades do Legislativo são divulgadas, também, pelo canal digital aberto 61.4, atendendo a um público estimado de três milhões de pessoas de mais de 50 municípios. Além de fotos e demais informações sobre a instituição, pelo site podem ser acessadas notícias de rádio e TV. A Câmara conta também com Twitter, página no Facebook e canal no Youtube.

Comentários