Câmara Rio-Grandense do Livro anuncia projeto para barracas da Feira do Livro

Objetivo da iniciativa é incentivar os associados a modernizar espaços com um design mais adequado

Projeto vencedor de concurso de barracas - Divulgação

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) anunciou o projeto vencedor do Concurso de Projetos de Barracas, cuja proposta é modernizar os ambientes da Feira do Livro de Porto Alegre. A ideia que ficou em primeiro lugar foi da arquiteta Paula Fortes Fumegalli e da estudante Luiza Maia Fagundes, propondo maior integração do evento literário com a Praça da Alfândega e seu entorno, com ênfase na sustentabilidade.

De acordo com o presidente do Conselho de Cultura do Estado, Marco Aurélio Alves, e com o dirigente da CRL, Isatir Bottin Filho, o objetivo da iniciativa é incentivar os associados a modernizar as bancas com um design mais arrojado, adequado ao espaço físico e com maior acessibilidade. Na segunda posição, ficou o projeto das arquitetas Juliana Schuck e Kissia Krause, que desenharam uma banca de livros versátil e com mobilidade, possibilitando diversas opções de montagem. Em terceiro lugar, está a equipe dos arquitetos Luigi Pedrollo, Élcio Jardel da Silva, Tarsila Bresolin de Azevedo e da estudante Rafaela Sprandel, que criaram um projeto valorizando cores e movimento.   

O presidente da CRL destaca que evento sinalizou a evolução sem esquecer a história, a memória e a essência da Feira, que chega aos 65 anos em 2019. "Ao propor um diálogo com a Praça, o ambiente e o público, tendo como foco o acesso ao livro, a Feira se mostra presente, atuante e resistente e reafirma a importância de reunir várias vozes sociais para refletir e contribuir com uma ação que é da cidade", disse. 

A participação de acadêmicos e recém-formados em Arquitetura e Design no concurso 'A Evolução faz parte da história - Reinventando as Barracas da Feira do Livro de POA' totalizou 55 inscritos, de nove estados. Das 44 propostas entregues, três foram selecionadas. O primeiro lugar ganhou R$ 700 e o segundo, R$ 300, além de direito a cursos. O terceiro foi contemplado com desconto para curso na área de arquitetura.

Comentários