Câmara Temática debate sobre o piso regional

Tema estará em pauta até a definição de uma nova política salarial

Conselheiros da Câmara Temática do Piso Regional do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) debateram nesta quinta-feira, 7, os critérios permanentes para reajuste anual do piso regional. Representações de centrais de trabalhadores e de federações empresariais expressaram suas opiniões sobre o assunto, que seguirá em debate até combinar pontos para uma nova política salarial para vigorar a partir de 2012.
No encontro, ficaram acordadas que serão realizadas três atividades para o mês de maio. Duas reuniões para ouvir os argumentos das centrais de trabalhadores e federações empresariais, além de uma exposição sobre 'O impacto do piso salarial na economia gaúcha'. O empresariado também se queixou dos altos impostos, ao mesmo tempo, que os trabalhadores solicitaram um estudo sobre o impacto dos tributos sobre o salário.
Para evitar os embates anuais no Executivo e Legislativo, no período que antecede a data-base, os conselheiros concordaram com o debate antecipado. Também solicitaram que as discussões sejam acompanhadas pela Fundação de Economia e Estatística e o Dieese. O secretário executivo do CDES, Marcelo Danéris, ressaltou que neste ambiente onde devem estar diferentes posições, não há necessidade em convergir em todos os pontos. "Temos a oportunidade de concertar e avançar nos aspectos em que obtivermos acordo".
O conselheiro e presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Paulo Tigre, destacou que este diálogo aberto e colaborativo evita posturas demagógicas e emocionais quando o tema chega ao Parlamento. Para ele, não há necessidade de ter pressa no encaminhamento de posição sobre o tema, argumentando que é necessário observar o comportamento da economia gaúcha, nacional e do mercado internacional no próximo período.
Além do Rio Grande do Sul, outros quatro estados brasileiros adotaram o salário mínimo regional que é destinado a empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho. Esta é a terceira Câmara Temática do Conselho de Desenvolvimento.
Imagem

Comentários