Camerata da Ospa Jovem se apresenta na Feira do Livro

Exibição será conduzida pelo maestro Arthur Barbosa

Camerata da Ospa Jovem estará na Feira do Livro - Mariana Sirena

Nesta sexta-feira, 2 de novembro, a Camerata da Ospa Jovem realizará uma apresentação especial na Feira do Livro de Porto Alegre. Conduzidos pelo maestro Arthur Barbosa, músicos de instrumentos de cordas da Escola de Música da Ospa - Conservatório Pablo Komlós interpretarão obras de Giuseppe Torelli, Georg Händel, Gustav Holst e Harald Genzmer. O evento, que acontecerá às 18h30, no Teatro Carlos Urbim, na Avenida Sepúlveda, no Centro Histórico da Capital, integra a quarta edição do Sarau da Palavra e Música, parceria do conservatório com o Instituto Estadual do Livro (IEL).

Na ocasião, um time de leitores do IEL recitará entre as músicas trechos de livros selecionados pelo instituto e pela Associação Ligia Averbuck. A entrada é franca. O 'Concerto para dois violinos', do italiano Giuseppe Torelli, abrirá o programa da exibição, seguido por 'Sinfonietta', de Harald Genzmer. Depois, a peça 'Concertino para trompete e cordas', escrita por Georg Händel, um dos nomes do Barrroco musical europeu, ganhará destaque na apresentação. Para finalizar a atração, a camerata executará 'Suite Saint Paul' do compositor inglês Gustav Holst.

Barbosa, além de compositor, regente, violinista e arranjador, é membro da Ospa desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e YerkoTabilo. Em 1999, começou a estudar regência. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Desde fevereiro de 2012, é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem - Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa.

A Camerata da Ospa Jovem é parte da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. É um dos grupos nos quais os estudantes avançados de instrumentos de cordas do conservatório têm contato com o repertório orquestral. A equipe cumpre agenda de apresentações gratuitas que passa por salas de concerto, teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições. Em 2015, venceu o 'Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras', voltado a orquestras juvenis.

Comentários