A CEEE Equatorial está ampliando a segurança do fornecimento de energia em 31 unidades estratégicas dos sistemas de abastecimento de água e drenagem de Porto Alegre. O investimento de R$ 19 milhões, realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), possibilitou a construção de um sistema de redundância, com dupla alimentação de energia, que vai garantir maior resiliência ao abastecimento elétrico desses locais.
Nos últimos dias, a distribuidora concluiu o trabalho na Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus, e iniciou a intervenção na ETA São João, no bairro Higienópolis. As obras fazem parte de um plano que prevê a construção de mais de 44 quilômetros de rede para atender às unidades do DMAE, com conclusão prevista para dezembro. O objetivo do projeto é aumentar a segurança do fornecimento, principalmente durante eventos climáticos extremos, além de outras ocorrências capazes de afetar a rede elétrica.
O cronograma, iniciado em novembro do ano passado, inclui também a instalação de 68 religadores telecomandados — equipamentos que permitem monitorar e operar a rede remotamente. Com eles as equipes da concessionária ganham mais agilidade para identificar falhas, isolar os trechos afetados e restabelecer o fornecimento de energia. A maior parte do trabalho está sendo realizado sem desligamento da rede, evitando interromper o fornecimento de energia elétrica ou de água à população.
Segundo Michel Cruz, executivo de Obras da CEEE Equatorial, a dupla alimentação amplia a capacidade de manter os serviços em operação e de normalizar o fornecimento rapidamente em caso de falha. “Com essa segunda fonte de energia, as unidades ganham mais segurança operacional, e o impacto de eventuais interrupções é reduzido. É uma configuração que permite uma recomposição mais rápida e dá mais confiabilidade a serviços essenciais para a população”, explica.

