Cinemateca Capitólio exibe vídeoartes no Dia Mundial de Combate à AIDS

Com entrada gratuita, o 'Dia Sem(Com) Arte 2024' exibe obras que dialogam sobre HIV

26/11/2024 16:00
Cinemateca Capitólio exibe vídeoartes no Dia Mundial de Combate à AIDS /Crédito: Divulgação

No próximo domingo, 1º, Porto Alegre será palco de uma edição do 'Dia Sem(Com) Arte', evento global, em sua versão em português, promovido pela Organização Não Governamental (ONG) 'Somos, em parceria com a' Visual AIDS' e a Cinemateca Capitólio. O programa deste ano, intitulado 'O Vermelho Me Lembra?' está composto por sete vídeos criados por pessoas de diferentes lugares do mundo vivendo com HIV. 

O coordenador do núcleo de cultura da 'Somos', Sebastián Inostroza, destaca a importância do evento como um meio de promover reflexões sobre temas tão delicados. ?O Dia Sem(com) Arte é uma excelente oportunidade para conectar com o Dia Mundial de Combate à AIDS, por meio de obras sensíveis e profundas de artistas que abordam diferentes questões relacionadas ao passado e ao presente do HIV/Aids, em um espaço tão relevante para o cinema e para a nossa cidade como a Cinemateca Capitólio?, explica.

Com duração de 60 minutos, os espectadores são convidados a explorar uma gama de imagens e sentimentos em torno do HIV, como o erotismo, intimidade, maternidade, memória e perseguição. Entre os artistas que terão suas videoartes exibidas são: Gian Cruz (Filipinas), Milko Delgado (Panamá), Imani Harrington (EUA), David Oscar Harvey (EUA), Mariana Iacono y Juan De La Mar (Argentina/Colombia), Nixie (Bélgica) e Vasilios Papapitsios (EUA).

Realizado em mais de 150 cidades pelo mundo, o projeto global Day With(out) Art reforça a importância de ações que unem arte e conscientização. A Visual AIDS, organização responsável, utiliza a arte como ferramenta para promover o diálogo e apoiar artistas soropositivos. Já a ONG 'Somos', que atua em Porto Alegre há 23 anos, segue sua trajetória de articulação em direitos humanos, saúde e cultura.