Comitiva aponta benefícios da missão à China

Representantes da classe política, empresarial e acadêmica visitaram a Expo Xangai 2010

Os integrantes da comitiva de Porto Alegre avaliam como positiva a missão à China, encerrada no fim de semana. O grupo visitou a Expo Xangai 2010 e a cidade-irmã de Suzhou. "Uma cidade que produz 50% dos notebooks comercializados no mundo merece ser olhada com muita atenção e Porto Alegre tem que estreitar os laços comerciais com Suzhou, uma verdadeira potência da Ásia." Destacou o presidente da Câmara Municipal, Nelcir Tessaro. Ele também destacou a urbanização da orla do lago junto ao principal distrito industrial de Suzhou. " A lição que os chineses nos dão é que obra de interesse público tem que andar", afirmou.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon), Paulo Garcia, ressaltou que o modelo de desenvolvimento adotado pela China deve ser bem analisado com vistas à aplicação no Brasil. Para o presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow, o ponto alto da visita foi a rodada de negociações promovida pela Prefeitura de Porto Alegre em Xangai. 
Já a secretária de Relações Internacionais da Universidade do Rio Grande do Sul, Liane Hentschke, elogiou a configuração da comitiva, integrada por representantes da classe política, empresarial e acadêmica, observando que a missão à China mostrou um grande potencial para o desenvolvimento de parcerias. 
A participação da cidade na Expo Xangai ganha destaque novamente com a Quinzena de Porto Alegre no pavilhão brasileiro, de 16 a 30 deste mês. Na período,  representantes do Departamento Municipal de Água e Esgotos, da Carris e da Procempa fazem apresentações de seus serviços no auditório do pavilhão e realizam visitas técnicas em Xangai e Suzhou.

Comentários