Decreto determina fechamento do comércio no RS até 15 de abril

Medida foi anunciada pelo governador Eduardo Leite durante pronunciamento via live

Eduardo Leite - Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decretou ontem, 31, o fechamento dos comércios de todo o Estado. A medida vale até 15 de abril e não abre exceção para nenhum município. Até a assinatura do documento,  não havia uma medida unificada para o território gaúcho e, por isso, os municípios determinavam as próprias regras, de acordo com um decreto assinado pelo chefe do executivo em 19 de março. 

A iniciativa, conforme Leite, foi necessária devido ao relaxamento dos prefeitos com o primeiro decreto. Ocorre que, pressionados por empresários, os chefes do executivo acabaram deixando de lado as medidas para contenção da pandemia da Covid-19. O exemplo citado pelo governador é o de Ivoti, cidade onde ocorreu uma das quatro mortes por coronavírus no Estado. "É justamente agora que devemos ser mais rigorosos e não afrouxar restrições. Concluímos, com base em dados da evolução do vírus e estudos técnicos, que esta é a hora de estabelecermos a uniformidade nas restrições ao contato Estado" defende. 

O que o preocupa, conforme menciona, é o alastre do novo coronavírus. "Estamos vendo mais pessoas e mais municípios nos quais o contágio se confirma e precisamos manter esses cuidados para termos mais tempo para fortalecer a nossa rede de atenção hospitalar", justifica Leite.

Comentários