Diadorim Editora lança livro 'Madreselva' neste sábado

Com roda de conversa, atividade acontecerá no espaço Agulha, em Porto Alegre

Livro será lançado no sábado - Montagem com Divulgação

Neste sábado, 3, a partir das 18h30, a editora Diadorim e a escritora Ángela Cuartas lançarão o livro 'Madreselva'. A atividade acontecerá no espaço Agulha (Rua Conselheiro Camargo, 300 - bairro São Geraldo), em Porto Alegre. Na oportunidade, a autora conversará com a artista gráfica e escritora Maria Williane, e a livreira Nanni Rios, da livraria Baleia. Haverá também momentos de leituras feitas por Gizela Rodrigues, Liliane Pereira e Sara Albuquerque. 

Em 52 narrativas, a autora apresenta um mundo onírico, no qual desfilam pássaros, serpentes e plantas em interrelação constante com o cotidiano de seus personagens. Com 148 páginas, a obra tem projeto gráfico e capas de Maria Williane e apresentação do escritor Amilcar Bettega. 

Conforme a autora, 'Madreselva' é uma publicação sobre o que pode ser entrevisto quando se acendem luzes nos intervalos da memória. "A voz poética transita entre sono e vigília, entre consciente e inconsciente, dando corpo a narrativas breves, carregadas de imagens". É onde, completa a escritora, "os sentidos, a viagem, o corpo, a infância, a maternidade, o estranhamento e a comunhão com a natureza não-humana formam uma rede de olhares, vias de entrada múltiplas para a matéria do mundo".

Finalista do prêmio nacional de literatura Elisa Mújica (2022), na Colômbia, na visão do escritor Amilcar Bettega, 'Madreselva' evoca uma atmosfera sempre densa que se instaura com enorme rapidez e economia de meios, às vezes no decorrer de uma simples frase. "Imagens cuja força não vem propriamente de sua visualidade ou poesia, apesar de muito visuais e extremamente poéticas, mas de uma certa liberdade da linguagem", reforça.

A autora

Doutoranda em Escrita Criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Ángela Cuartas é autora do livro infantojuvenil 'Ceiba' (2017). Também publicou em 2022, pela Cia das Letrinhas, o infantil 'Tartaruga'. 

Comentários