Divergência: Espaços vinculados à Sedac não participam do Noite dos Museus

Em postagem nas redes sociais e em nota, produtora discorda das pautas apresentadas pelo órgão e mantém a realização do evento em 15 estabelecimentos

Evento acontecerá em 15 estabelecimentos culturais - Reprodução/Facebook

Em 20 de maio, Porto Alegre sediará o Noite dos Museus 2023. A edição, entretanto, terá ao menos cinco estabelecimentos a menos do que a previsão inicial. Isto porque a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) retirou os espaços a ela vinculados da programação. O órgão alega inviabilidade de acordo, em tempo hábil, para assegurar a preservação das instituições, de seu acervo e a segurança do público. Já a produtora Rompecabezas e a organização do evento divulgaram nota e postagem nas redes sociais em que discordam dos pontos apresentados e confirmam a realização da ação em 15 locais.

Os museus da Comunicação Hipólito José da Costa, de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Júlio de Castilhos, e a Casa de Cultura Mario Quintana são as instituições que não integram mais a iniciativa. Os espaços funcionarão normalmente em 20 de maio. De acordo com a Sedac, não houve mudanças significativas nos protocolos da produtora para atender à solicitação de que fossem ampliadas a estrutura física e as equipes disponibilizadas, que a pasta considera incompatíveis com a segurança e a manutenção das instituições. 

Entre as solicitações da secretaria estavam o controle de acesso mediante retirada de ingressos gratuitos por parte da organização. A intenção era evitar a superlotação dos espaços e o acúmulo de pessoas nas áreas externas. Outro pedido feito foi a contratação de reforços nas equipes de segurança e de limpeza e instalação de banheiros químicos nas imediações dos museus. O horário de término foi outro fator divergente. A Sedac queria que fosse às 22h e não à meia-noite. Para a instituição pública, não houve a garantia de que os apontamentos seriam plenamente atendidos. 

Ao entender que ações isoladas não poderão melhorar a experiência para o público e para as instituições, a Sedac cita exemplos de episódios ocorridos na edição anterior que danificaram o patrimônio público: pichações e condições ruins de higiene nos banheiros do Margs. A secretaria também alega que a superlotação dos espaços, dada a fragilidade do controle de acesso, resultou em um risco à segurança tanto das instituições quanto do público. Além disso, os equipamentos culturais participantes têm as reputações vinculadas a problemas que fogem de suas alçadas. 

De acordo com a secretária da Cultura, Beatriz Araújo, as condições apresentadas pela Sedac visam à preservação do patrimônio que enriquece a cena cultural gaúcha e democratiza o acesso à arte. Além disso, conforme a gestora, as sugestões "são fundamentais para garantir o bom funcionamento de uma estrutura que tem programação cultural ao longo de todo o ano, que desenvolve ações educativas e que promove o acesso à cultura como um direito cidadão." 

Resposta da produtora

No dia seguinte à manifestação da Sedac, a produtora Rompecabezas e a organização do evento divulgaram nota e publicaram um post nas redes sociais do Noite dos Museus. Nos textos, as entidades esclarecem que a iniciativa ocorrerá na data programada. No comunicado, a assessoria lamenta a decisão da Sedac e registra que sempre esteve "aberta ao diálogo com os equipamentos culturais participantes, e tentando, dentro das possibilidades, atender as demandas apresentadas pelas instituições".

Já a postagem defende que o órgão estadual divulgou "informações enganosas a respeito de nossa organização e do nosso público, atitude que lamentamos profundamente". O conteúdo destaca que serão cerca de 100 atrações artísticas gratuitas, entre música, performances, dança, teatro, cinema e literatura. 

Veja a nota da Rompecabezas e da organização na íntegra:

O Noite dos Museus lamenta profundamente a saída das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) da edição 2023 do evento e o posicionamento da pasta. Desde o surgimento do projeto, mantivemos a mesma postura, aberta ao diálogo com os equipamentos culturais participantes, e tentando, dentro das possibilidades, atender as demandas apresentadas pelas instituições. O evento, que estreou em Porto Alegre em 2016, foi abraçado pela comunidade da capital desde o seu surgimento, recebendo, a cada ano, um número maior de público e também de instituições participantes. Desde então, o Noite dos Museus é construído em parceria com os equipamentos culturais públicos e privados e com a população de Porto Alegre que se mobilizou para ocupar não só os museus, mas também as ruas e os espaços públicos da capital.

Apesar da decisão da Sedac, a sétima edição do Noite dos Museus segue confirmada para o dia 20 de maio. Assim como nos anos anteriores, o evento abrirá diferentes espaços culturais da capital para visitação gratuita e em horário inusitado, das 19h à meia-noite, com atividades que unem artes visuais, música e performances cênicas. Estão confirmados 15 espaços participantes: o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico Cultural da Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Espaço Força e Luz, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Museu da Brigada Militar, o Museu da UFRGS, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Paço Municipal de Porto Alegre, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta, o Planetário da UFRGS e o Theatro São Pedro. A programação completa será divulgada em breve.

Esperamos que, no futuro, seja possível retomar a parceria com a Sedac para que as instituições vinculadas à pasta voltem a participar do evento, ampliando, mais uma vez, a oferta de visitação ao público de Porto Alegre.

Equipe Noite dos Museus e Rompecabezas

Leia o post no Facebook:

 

Comentários