Estúdio compartilhado em POA lança programação cultural neste sábado

Evento para convidados no Vorbi promoverá uma sessão de desenho com modelo nu

Xarão, Lucas Prado, Artur Dornelles, Wagner Costa, Leonardo Dewes e Alanna Pingray participam da ação - Divulgação

O estúdio compartilhado Vorbi (Rua Ramiro Barcelos, 1407 - bairro Bom Fim), em Porto Alegre, lançará, neste sábado, 3, a partir das 15h30, a programação cultural do espaço. O evento, denominado, 'Rabiscos', será realizado apenas para convidados. Com curadoria e direção criativa do jornalista e produtor Xarão, a ação será fragmentada em duas atividades artísticas de entretenimento simultâneas e que serão ministradas por artistas locais. Uma delas é uma sessão de desenho com modelo nu. 

Nesta aula, que ocorrerá no segundo andar, os participantes serão convidados a desconsiderar qualquer técnica e a expressarem-se livremente, utilizando apenas papel e carvão. O momento será acompanhado de vinho para descontrair e conduzido pelo artista Wagner Costa. O intuito é incentivar a criatividade e a desconstrução das formas de transcrever imagens. 

Ao mesmo tempo, na área externa do estúdio, um pátio com 265m², acontecerá uma experiência de desenho livre, com o uso de carvão e tinta, sem limitações ou regras pré-estabelecidas. A capacitação será ministrada pelo artista Artur Dornelles, e terá um modelo e objetos para inspirar. As aulas começarão às 16h e tem 1h30 de duração. Depois, a recepção continua até às 20h, com um set assinado pela DJ Viridiana. Em seu trabalho autoral, a produtora musical e performer de Porto Alegre canta a vivência como mulher trans no Brasil. 

Programação mensal

Com a proposta de incentivar um diálogo que valoriza a cultura brasileira, o Vorbi promoverá uma série de eventos mensais. A ideia é proporcionar vivências para a cidade em torno de arte, literatura e cinema, com uma programação dividida em quatro projetos autorais.

O primeiro, 'Rabiscos' apresentará uma série de experiências únicas, que geram um ambiente de criação visual livre, independente do conhecimento de técnicas de desenho e pintura. 'Lorota' trará encontros que propõem a criação de diálogos e debates entre a literatura e arte brasileira.

Já 'Suco de Brasil' transformará o pátio do estúdio em uma mostra de cinema ao ar livre, que valoriza produções audiovisuais brasileiras, longas e/ou curtas metragem; e 'Bedelho' promoverá oficinas que exploram técnicas de artes manuais. O estúdio compartilhado Vorbi fica aberto diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. Mais informações podem ser adquiridas no site do espaço.

Comentários