Expointer teve erradicação do trabalho infantil

Nos nove dias da exposição nenhum caso foi verificado ou denunciado

A partir da atuação do Ministério Público do Trabalho e de outras instituições parceiras, verificou-se a completa erradicação do trabalho infantil na Expointer. A constatação é do procurador-chefe substituto do MPT-RS, Ivan Sérgio Camargo dos Santos. "A atuação de combate ao trabalho infantil, que começou na Expointer de 2007, na qual foram constatados centenas de casos de crianças trabalhando nas mais diversas atividades, formais e informais, foi gradativamente logrando êxito, até a completa erradicação nesta edição", explicou o procurador.
Nos nove dias da exposição, nenhum caso de trabalho infantil na área e cercanias do parque foi verificado ou denunciado. O resultado é fruto do trabalho de fiscalização e de prevenção, do MPT, do Ministério Público Estadual (MPE), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e da Secretaria de Assistência Social do Município de Esteio, bem como do Conselho Tutelar daquele Município. O Ministério Público do Trabalho atuou, nesses quatro últimos anos, como instituição que liderou e organizou a atuação, promovendo reuniões e trazendo à discussão as demais instituições, além de obter, junto à organização da Exposição, espaço e condições apropriados para que pudesse ser feito o trabalho de fiscalização e prevenção.
Apesar do sucesso alcançado, "o Ministério Público do Trabalho continuará a atuação nas futuras edições da Expointer, visando a consolidação desse resultado de tão grande significado para o combate ao trabalho infantil no Rio Grande do Sul", garantiu o procurador Ivan.

Comentários