Exposição no Gasômetro mostra Porto Alegre do futuro

Sete espaços de interatividade e tecnologia mostram aos visitantes como será a Capital depois da execução de projetos

Na cerimônia de abertura da principal atração da Semana de Porto Alegre, a exposição 'Eu, Porto Alegre, a Cidade do Futuro', o prefeito José Fogaça ressaltou que a mostra "é a cidade na sua identidade mostrando o que ela pretende ser no futuro". Aberta ao público, a mostra pode ser conferida das 9h às 21h, até o dia 4 de abril, na Usina do Gasômetro. Com planejamento da Coordenação de Comunicação Social da prefeitura, a exposição apresenta como será Porto Alegre nos próximos anos, com a execução de obras estratégicas para a qualificação urbana e ambiental da cidade.
São sete espaços de interatividade e tecnologia que mostram aos visitantes como será a Capital depois da execução de projetos para qualificar o trânsito, o transporte e a mobilidade urbana, proporcionar maior segurança e moradias dignas, revitalizar áreas do Centro Histórico, além de trazer investimentos e incrementar a economia da cidade, trazendo mais qualidade de vida à população. "O que vemos aqui são cartões postais do futuro para que as pessoas possam entender como a cidade se transformará", enfatizou Fogaça.
Na chegada, o público pode conhecer e sentir como serão as estações dos Portais da Cidade, sistema que visa a qualificação do transporte público. Ao longo do espaço da exposição, o visitante pode conhecer uma representação eletrônica que simboliza o Projeto Integrado Socioambiental numa combinação de tratamento de esgotos e despoluição da água do Guaíba. Pedalar bicicletas dispostas em raias simuladas dá ao visitante a sensação de estar passeando por ciclovias e ciclofaixas da Capital.
Um ambiente com lâmpadas e espelhos mostra a revitalização da iluminação da cidade pelo programa Porto Alegre + Luz. "Esta não é uma exposição para ser apenas visitada. É para ser vista, sentida, imaginada e projetada, tal como é a dinâmica da vida, a dinâmica de uma cidade", afirmou o supervisor de Comunicação Social da prefeitura, Anílson Costa, sobre os impactos e sensações provocados pela exposição.
Um passeio por um grande deck dá ao visitante a ideia de como será o Cais Mauá depois de revitalizado. As obras da Copa do Mundo de 2014 são apresentadas dentro de uma representação de estádio, em estilo de narração esportiva, a partir do momento em que o visitante tocar em uma bola de futebol fixada no centro de um gramado sintético. Na saída da exposição, o visitante se despede conhecendo um ambiente que simboliza à mudança de centenas de famílias das vilas Dique e Nazaré para novas moradias. Dignidade e cidadania é o tom do projeto que está vinculado à duplicação da pista do Aeroporto Salgado Filho. Todos os espaços contam com vídeos explicativos dos detalhes das iniciativas com vinhetas eletrônicas e efeitos especiais de sonorização.
A mostra tem produção da Capacità Eventos e direção artística de Marcelo Bacchin. "Cada espaço tem identidade própria e o conceito do projeto que está abrigando. A ideia é trazer tecnologia para a cidade, com interação sensorial e emocional do público", explica Bacchin. Em cada projeto apresentado, o visitante poderá ainda identificar as parcerias realizadas pela prefeitura para realizar as obras, entre elas, os governos federal, estadual, entidades e iniciativa privada. São projetos que desenham o futuro da cidade e que ganham relevo na semana em que Porto Alegre completa 238 anos.
A cerimônia de abertura da exposição contou com a presença do vice-prefeito José Fortunati; da primeira-dama Isabela Fogaça; do secretários de Comunicação Social, Anilson Costa; de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães; de Cultura, Sérgius Gonzaga; de Educação, Cleci Jurach, e dos diretores do Dmae, Flávio Presser, do DMLU, Mário Moncks, do Dehmab, Humberto Goulart, entre outras autoridades.
Imagem

Comentários