Fórum discutirá soluções sustentáveis para Porto Alegre

Um dos desafios é o destino dos resíduos gerados pela construção civil

Com a presença de entidades ligadas ao meio ambiente, construção civil e autoridades, foi lançado nesta terça-feira, 12, em Porto Alegre, o Fórum de Concertação Abiental - Soluções Sustentáveis para Porto Alegre. Iniciativa do Instituto Biosenso de Sustentabilidade e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, o fórum tratará de temas ambientais que se tornaram urgentes com a proximidade da Copa do Mundo de 2014.
A maneira como a cidade irá tratar os resíduos oriundos da construção civil é uma destas questões. Serão centenas de milhares de toneladas de detritos, como o da demolição dos estádios Olímpico e Eucaliptos, reformas do Beira Rio e construção da avenida Tronco. "Em ritmo normal, teríamos,  até 2014,  a produção de 300 mil toneladas de detritos da construção civil em Porto Alegre. Com o advento das obras para a Copa do Mundo este número subirá para 2 milhões de toneladas de lixo que deverá  ter uma destinação apropriada", disse o secretário Municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Zachia. Ele lembrou que, segundo o caderno de encargos da FIFA, estas questões ambientais devem ser resolvidas pelas próprias cidades sedes do evento.
Dividido em três seminários temáticos, o Fórum de Concertação Ambiental tratará dos seguintes temas: Gestão dos Resíduos da Construção Civil - RCC; Gestão dos usos da Orla do Guaíba e Gestão do Uso do Espaço Urbano e seus impactos visuais. Os seminários reunirão técnicos, administradores e legisladores. O primeiro deles, que discutirá a gestão dos resíduos da construção civil acontecerá no dia 10 de agosto, no auditório da Fecomércio.  Neste evento serão analisadas as alternativas que, amparadas na lei vigente, possam preservar os recursos naturais e promover a sua utilização de forma sustentável, conciliando produção, consumo e destinação final.
O segundo seminário tratará da gestão do uso do espaço urbano e seus impactos e examinará as formas de equilíbrio entre os diversos equipamentos urbanos (como antenas de telefonia, placas de publicidade) e o meio ambiente. Esta etapa do fórum será realizada no dia 6 de setembro, também no auditório da Fecomércio. O Seminário dos Usos da Orla do Guaíba está previsto para acontecer no dia 11 de outubro, no mesmo local, quando serão avaliadas as perspectivas econômicas, de lazer e de transporte oferecidas pelo Guaíba e sua orla, sob a ótica da sustentabilidade.
No encerramento do Fórum será lançado o Prêmio Top Sustentabilidade 2011 que reconhecerá trabalhos e ações de destaque no desenvolvimento sustentável. O prêmio prevê três categorias: conscientização, legado e inovação.
Imagem

Comentários