Fronteiras do Pensamento 2023 realiza conferências internacionais em Porto Alegre

'Entre o Caos e a Ordem' é o tema do evento que acontecerá a partir de 31 de maio no Teatro da Unisinos

David Eagleman, Douglas Rushkoff e Rosa Montero são alguns dos palestrantes - Montagem com fotos de Mark Clark, PBS e Lisbeth Salas

'Entre o Caos e a Ordem' é o tema do Fronteiras do Pensamento 2023. O evento trará a Porto Alegre seis palestras internacionais, entre elas, a do neurocientista americano David Eagleman, a da Nobel da Paz iraquiana Nadia Murad e a da escritora espanhola Rosa Montero. Com início em 31 de maio, neste ano a iniciativa está de casa nova. Ela acontecerá no Teatro da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) (Avenida Doutor Nilo Peçanha, 1600 - bairro Boa Vista). A proposta da ação é discutir as incertezas que marcam a contemporaneidade e apontar caminhos para superá-las.

Para isso, além das seis conferências presenciais na Capital gaúcha, o encontro terá transmissões on-line de explanações que incluem nomes como Christian Dunker, Eduardo Giannetti e Luc Ferry. Os interessados em assistir já podem adquirir os ingressos por meio deste link.Os participantes receberão certificação da universidade, que valerá como créditos de curso de extensão. Ainda, os inscritos poderão ver a gravação dos encontros na plataforma do projeto. O pacote de acesso ainda inclui entrevistas inéditas e conferências exclusivas. A programação completa pode ser conferida no site da conferência.

Entre o Caos e a Ordem

Com 16 anos de história, o Fronteiras do Pensamento já promoveu mais de 300 conferências e impactou um público superior a 300 mil pessoas. Para o curador Fernando Schüler, nesta edição, a iniciativa será como "um guia sobre como navegar em uma era de incerteza". "Nosso tempo realizou a profecia de Jean Baudrillard: o mundo virtual se equipara, quando não se sobrepõe, ao real", avalia em texto de curadoria.

De acordo com o gestor, as desordens mentais vêm crescendo, e talvez a maior síndrome contemporânea seja a captura da atenção. "A dispersão provocada pelo consumo digital, pelos aparelhos, pela inutilidade, pela imagem abundante, pela sedução dos algoritmos, pelas redes sociais". Para ele, as incertezas também são existenciais, pois cada vez mais os humanos são convidados a escolher onde viver, redefinir as identidades e revisar continuamente as escolhas.

Comentários