A rede varejista gaúcha Lebes anunciou, recentemente, a formalização de sua atuação como Grupo Lebes, reunindo sete unidades de negócio em um modelo integrado. O movimento, sob gestão do presidente Otelmo Drebes, consolida operações nas áreas de Varejo, Logística, Crédito e Produção, com foco em eficiência e expansão. A decisão ocorre após uma série de iniciativas estruturais iniciadas nos últimos anos, com o objetivo de fortalecer a competitividade e acompanhar tendências do segmento.
Com mais de 300 unidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a empresa mantém formatos diversos de operação e comércio eletrônico, além de uma indústria própria de vestuário. A integração também incorpora o complexo logístico 'Ellosul', inaugurado em Guaíba, que dobrou a capacidade de armazenamento da companhia. A estrutura, com investimento estimado de R$ 500 milhões, reúne módulos para distribuição e prevê geração de até três mil empregos.
No segmento financeiro, o grupo passa a atuar com oferta de crédito, cobrança e fundo de investimento, por meio das marcas 'Lebes Cobrança', 'Lebes Financeira' e o fundo 'FIDC'. A verticalização inclui ainda a 'IntechLog', braço voltado à inteligência logística e automação de rotas. As ações buscam otimizar processos, reduzir custos e facilitar o consumo, com impacto direto na fidelização de clientes e na experiência de compra.
O uso de Tecnologia integra todas as frentes do grupo, com adoção de Inteligência Artificial (IA), automação e aplicativos voltados ao atendimento e às vendas. Mais de 400 processos foram digitalizados para agilizar operações e apoiar o time das lojas, além de ferramentas de autoatendimento, biometria e controle de estoque. ?De forma geral, essas ferramentas aceleram processos, eliminam etapas manuais e melhoram a experiência do cliente ? reforçando o posicionamento da Lebes como uma empresa conectada à Inovação e ao uso inteligente da Tecnologia?, finaliza Otelmo.