Inscrições abertas para ações no Virada Sustentável Porto Alegre 2022

Prazo para cadastro de quem deseja se apresentar, seja com atividades socioambientais, seja culturais, encerra-se em 12 de setembro

Redenção foi um dos locais do Virada Sustentável em 2021 - Luiz Munhoz

O Virada Sustentável Porto Alegre 2022 abriu, nesta quinta-feira, 25, as inscrições para quem deseja se apresentar na sétima edição do festival. As atividades a serem realizadas podem ser de duas modalidades: socioambientais e culturais. As pessoas físicas, grupos, coletivos, movimentos e instituições interessadas podem se cadastrar até 12 de setembro no site do evento, onde também está disponível o regulamento. 

O movimento de mobilização para a sustentabilidade ocorrerá entre 11 e 27 de novembro, em diferentes locais públicos da cidade. Conforme a organização, no ano passado, mais de 190 mil pessoas participaram de 101 atividades que ocorreram em espaços da Capital e pela internet.

A programação do festival é gratuita, portanto, não serão aceitas propostas com intenção de cobrança de ingressos. Por meio de leis de incentivo, no total, serão pagos R$ 56.900,00 para a realização dos projetos. Serão selecionados nove grupos musicais e dois grupos de multiarte (que misturam duas ou mais artes, entre teatro, dança e literatura), além de nove oficinas para sustentabilidade, duas atividades zen e 12 oficinas socioambientais. 

As atividades

Para ser considerada socioambiental, a ação deve ser alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). A prioridade é para três objetivos que estarão em destaque nesta edição: ODS 10 - Redução das Desigualdades; ODS 12 - Consumo Consciente; ODS 13 - Mudanças Climáticas. 

Para as atividades culturais, serão relacionadas seis bandas de música instrumental (jazz) e três grupos de chorinho, além dos grupos multi artísticos e das oficinas para sustentabilidade com foco no público adulto ou infanto-juvenil.

Comentários