Lançada campanha "Justiça Seja Feita!"

Vídeo da iniciativa foi apresentado durante Fórum que debateu o novo Código de Processo Penal

A ONG Brasil Sem Grades promoveu, nesta quinta-feira, 23, o Fórum Justiça Seja Feita!, iniciativa pela revisão do novo Código de Processo Penal. A atividade reuniu voluntários, parceiros da ONG, e familiares de vítimas da violência. Durante o evento foi apresentado o vídeo da campanha 'Justiça Seja Feita!', desenvolvida pela agência Competence, e realizado um debate com o presidente da Brasil Sem Grades, Luiz Fernando Oderich, o promotor de justiça, Mauro Fonseca Andrade e o deputado federal Osmar Terra.
O aumento da violência, e o que seria a fórmula da criminalidade no País, foram citados pelo presidente da Ong Brasil Sem Grades. "Pessoas cometem crimes no Brasil, pois acreditam que a probabilidade de serem presas é mínima", afirmou. O promotor de justiça Mauro Fonseca Andrade sustentou as críticas de Oderich explicando as principais falhas no novo Código de Processo Penal (CPP). "O juiz-defensor será um assistente da defesa. Isso é a criação de um juiz comprometido com a defesa e não com a verdade", enfatizou Fonseca. Outro ponto questionado pelo promotor é a questão do juiz das garantias. De acordo com o novo CPP o juiz que atua na fase da investigação não pode atuar na fase do processo. "Essa burocratização só vai atrasar as audiências. Otimização é tudo que não vai acontecer. Haverá mais demora", completou.
Ainda sobre o aumento da violência no País, o deputado federal e ex-secretário de saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, salientou que uma das principais causas é o uso de drogas. "Metade dos homicídios que acontecem no Estado têm ligação com o crack. Essa droga causa sérios danos ao cérebro dos usuários". Terra defende que os indivíduos que reincidem muitas vezes no crime e demonstram sérios problemas de Psicopatia "deveriam ficar, dependendo da gravidade dos delitos, mais de 30 anos na prisão, pois dificilmente irão se recuperar".

Comentários