Museu da Cultura Hip Hop RS inaugura área externa neste sábado

Realização do projeto 'Museu Mais Cores' marcará o início da utilização do espaço com 12 atividades gratuitas

Museu terá acervo do hip hop gaúcho - Gustavo Canini

Antes mesmo da inauguração oficial - prevista para 2023 - o Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul (Rua Parque dos Nativos, 515, na Vila Ipiranga, em Porto Alegre) será aberto para visitação pela primeira vez. Neste sábado, 22, o espaço lança a área externa, que conta com pinturas em grafite de 10 artistas. A partir das 14h, o empreendimento realizará o projeto 'Museu Mais Cores'. O evento terá 12 atividades gratuitas, entre oficinas de Graffiti, Rap, Breaking e DJ e performances. 

Aula de arte-educação sobre poesia, batalha de conhecimento para mulheres e pessoas LGBTQIAP+, curso de dança Breaking, oficinas e painel de graffiti, de DJ, além de performances do DJ Nezzo, BBoy Uil, Restinga Crew, Negra Jaque e RAPajador estão entre as ações previstas para o sábado. A realização do 'Museu Mais Cores' se estende até dezembro. As atividades foram selecionadas por meio de edital público. Ao todo, 40 artistas e coletivos de 15 cidades como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e  Tramandaí integram a iniciativa. 

Pintura de empena e murais

A empena de 360 metros quadrados, intitulada Leia-SI, localizada no pátio foi pintada pela artista Gugie, de Santa Catarina. Cerca de 300 litros de tinta e 50 latas de spray foram utilizadas em um trabalho que durou 20 dias. Para a pintura da área externa, nove artistas locais foram convidados: Moxa, Skilo, ALN, Triafu, Jaque Vieira, Dm.Tinta, Bina, Dana Luz e Shap Paint. Eles auxiliaram na arte da empena, muro e na quadra poliesportiva. 

Estufa Agroecológica 

O Museu também possui a Estufa Agroecológica Periférica Flor do Gueto, nome que homenageia a rapper e ativista Malu Viana. Já no sábado, será possível adquirir vegetais orgânicos produzidos no local. Com 170m², a estrutura tem 21 calhas, com capacidade produtiva estimada em 1.750 plantas por plantio.  A supervisão é do engenheiro agrônomo e consultor técnico de horticultura Evandro Galarca. A previsão é que ela forneça em torno de 6.000 hortaliças por mês, que serão comercializadas, doadas e também consumidas no local.  

A Estufa Flor do Gueto também comporá o roteiro de visitação e ação educativa continuada do Museu - com oficinas de educação ambiental e Hip Hop, distribuição de mudas, cestas básicas e brindes aos visitantes.

Inauguração oficial no primeiro semestre de 2023

A inauguração oficial do Museu está prevista para o primeiro semestre de 2023. O espaço terá cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do Hip Hop gaúcho. Com quase quatro mil metros quadrados, o local abrigará salas expositivas, estúdio musical, atelier de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, quadra poliesportiva e CT de breaking. Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos Estados Unidos, o Museu é um trabalho coletivo da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio. 

O  projeto arquitetônico executivo é assinado pela Goma Oficina, em parceria com o Coletivo Uanda, e interiores pela Start Interiores.  Além disso, a iniciativa conta com financiamento do Pró-Cultura - RS, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. patrocínio de Tintas Renner, Lojas Quero Quero e apoio Fitesa, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Ministério Público do Trabalho no RS, Consulado Geral dos Estados Unidos e Instituto SLC. 

Comentários