Porto Alegre ganha mural de Eduardo Kobra em homenagem a Paixão Côrtes

Arte foi inaugurada nesta quarta-feira, no Quarto Distrito da Capital

Mural pintado pelo artista fica no Quarto Distrito de POA - Pedro Piegas/PMPA

Desde esta quarta-feira, 25, o Quarto Distrito de Porto Alegre tem uma atração a mais para os frequentadores. Uma das paredes do 4D Complex (Rua Almirante Tamandaré, 100 - bairro Floresta) - antiga sede da Companhia Fábrica de Vidros Sul-Brasileira -, exibe agora um mural pintado pelo artista Eduardo Kobra. Com o nome 'Estado de Paixão', a pintura é uma homenagem ao folclorista Paixão Côrtes (1927-2018).

Com 10 metros de altura por 16 metros de largura, a obra, que começou a ser executada há 10 dias, é a segunda do muralista paulista em Porto Alegre, a quarta no Rio Grande do Sul. No entanto, esta é a primeira aberta ao público na Capital gaúcha, visto que a outra, com o rosto do poeta Mário Quintana, está em uma parede de um colégio particular na cidade.

Responsável pela restauração do galpão, a ABF Developments foi quem arcou com os custos da arte. O local abrigará um complexo multiuso com espaço para música, arte e gastronomia, que deve ser inaugurado ainda em 2023. 

As outras duas obras de Kobra no Estado estão em Lajeado e em Santa Maria. No primeiro, é um mural de 14 metros de altura por 26 de comprimento intitulado 'Olhares da Educação', e tem os retratos de Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire. Já no segundo, a pintura com imagens da cidade na década de 1950 fica nos fundos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide.

Paixão Côrtes

Nascido em Santana do Livramento em 12 de julho de 1927, João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes era agrônomo, mas ficou conhecido como folclorista, radialista e pesquisador. O músico foi o modelo para a estátua do Laçador, monumento que homenageia o gaúcho na entrada de Porto Alegre. O artista morreu em 27 de agosto de 2018, aos 91 anos de idade. 

 

Comentários