Desde o último final de semana, a cidade de Porto Alegre passou a receber a exposição ‘17 ODS para Um Mundo Melhor’. A mostra está instalada na Usina do Gasômetro (Cais do Porto – Largo do Trabalho, 46) e reúne 18 esculturas em formato de globo terrestre, com mais de um metro de altura. Cada uma das obras de Arte expressa um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas globais que integram a Agenda 2030 – pacto mundial firmado por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.
A 18ª escultura foi assinada por Lilian Maus. A pintora, que é professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e tem parte de seu trabalho voltado à Educação Ambiental, representa em seu globo a ODS número 12 – Consumo e Produção Responsáveis. Recentemente, ela publicou o livro ‘Mar de Brincar’, com ilustrações em aquarelas voltadas ao público infantil, disseminando a fauna e flora do Rio Grande do Sul. O título doi distribuído em escolas públicas e faz alusão à Semana de Arte Moderna de 1922.
A mostra chegou na capital gaúcha com o apoio do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura. O patrocínio é do grupo Colgate-Palmolive com a iniciativa local da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, da Secretaria Municipal de Cultura, da Ativa Multicanal e GAM3 Parks. A concepção e realização é da TopTrends, empresa de Marketing Cultural.

