Prefeito de Porto Alegre lidera comitiva na China

José Fortunati propõe cooperação em três áreas, entre a capital e Suzhou

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que lidera a visita da comitiva da Capital gaúcha à metrópole chinesa, identificou nesta terça-feira, 1º, três áreas em que as cidades-irmãs Porto Alegre e Suzhou podem avançar, por meio de acordos e parcerias. "Podemos começar uma caminhada mais duradoura em termos de novas tecnologias, em que Suzhou tem especialização e Porto Alegre está avançando, e, ainda, na área do turismo, promovendo um intercâmbio com mais intensidade para os dois lados e na educação, com trocas que possam se dar em todos os níveis, com ganhos para todos", esclareceu o prefeito.
Conforme divulgado no site da prefeitura, os interesses de Suzhou são convergentes com os de Porto Alegre. No entanto, os chineses acenam com parceria em outras atividades, como a de portos, já que as duas cidades são banhadas por extensas áreas de lagos. Também a gastronomia pode participar de futuros acordos. Os chineses são gostam de churrasco, existindo demanda na cidade para a instalação de churrascarias com o padrão gaúcho.
Em função do incremento do intercâmbio que começa a se materializar vai existir também necessidade da formação de intérpretes para o manejo dos dois idiomas. Esta é uma das áreas em que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul pode atuar. "Estamos prospectando projetos, especialmente na área de tecnologia; em novembro devemos enviar uma missão à China para definir melhor parcerias que possam ser importantes", explicou a secretária de Relações Internacionais da Ufrgs, Liane Hentschke, que participa da comitiva.
A s parcerias entre os dois países podem ganhar um novo impulso na quarta-feira, 2, a partir do 'Seminário de Promoção Comercial Brasil-China', realizado em Xangai pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro, com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Imagem

Comentários