Grupo de artistas promove festival solidário em apoio ao Estado

Evento será realizado neste domingo com gravação no Teatro da PUCRS, com transmissão no YouTube

28/05/2024 17:48
Grupo de artistas promove festival solidário em apoio ao Estado /Crédito: Divulgação

Um grupo de artistas promoverá um musical intitulado de 'Sol lá pro Sul', com o intuito de arrecadar fundos para apoio das famílias atingidas pelas enchentes, abrigos e reconstrução da cidade, com atenção à classe artística musical. Em formato de live festiva, a iniciativa será realizada em conjunto com diversos atores do ecossistema musical do Brasil. O evento será realizado neste domingo, 2, com gravação no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com  transmissão no YouTube a partir das 14h. O canal será divulgado em breve no perfil do Instagram da iniciativa.  

Em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, Vitor Soares, um dos idealizadores da ação, contou que a ideia de produzir a live surgiu devido a vontade que sente em ajudar as vítimas da tragédia e os músicos profissionais. O produtor já trabalha com música há alguns anos e nesse momento que as pessoas precisam de ajuda, decidiu dar esse apoio. ?A gente sabe que é um setor um pouco menos assistido e que também precisa de apoio. Decidi mobilizar a rede de contatos que tinha e o projeto começou a crescer?, explicou.

De acordo com Vitor, o objetivo da live é arrecadar doações em dinheiro para destinar 50% do valor para as vítimas das enchentes e 50% para a classe artística musical também afetada diretamente pelas águas, com gestão da Associação dos Músicos do Rio Grande do Sul (Assmurs) e Associação Brasileira dos festivais Independentes (Abrafin). ?A gente sabe que todo mundo está precisando, então queremos que de alguma forma, mesmo que pouco, ajude todo mundo?, disse.   

Vitor contou que serão 18 atrações programadas para a live de domingo, e que, em muitas delas, haverá mais de um músico para se apresentar ao mesmo tempo. Além disso, contando com os artistas, a iniciativa terá mais de 70 voluntários, sem contar as 25 marcas apoiadoras do setor musical e de técnica.