Projeto 'Água Viva' lança videoarte neste domingo em Porto Alegre

Objetivo da iniciativa é conscientizar sobre a importância das águas do Guaíba e do problema do lixo

Lixo encontrado no Guaíba inspirou a criação da videoarte - Crédito: Bárbara Velasque

Neste domingo, 4, será divulgado o resultado do projeto 'Água Viva' - ação artística realizada na zona ribeirinha de Porto Alegre com o objetivo de conscientizar sobre a importância das águas do Guaíba e o problema do lixo na cidade. Neste dia, a partir das 18h, no Pórtico Central do Cais do Porto (Avenida Mauá,1050 - bairro Centro Histórico), na Capital, será realizado o 'Projeções'. O evento terá a apresentação do trabalho e as exibições das imagens feitas pelos artistas convidados pela coordenadora da iniciativa, Consuelo Vallandro.

Entre os participantes estão: Bárbara Velasque, Fabrício Costa Castanhedo, Giórgia Santos, Naira Moura e Tutu Alcântara. Haverá ainda falas de alguns dos artistas, bem como de Ben Berardi, do Instituto Zoravia Bettiol, e de representantes do Coletivo Cais Cultural Já.   

'Água Viva' 

Na proposta, artistas da comunidade das ilhas da Capital registraram uma performance com a temática ambiental, contando com a interação do público. Dessa forma, na praça principal da Ilha da Pintada, foi promovido o encontro dos participantes para trabalhar com o lixo encontrado no Guaíba. O conteúdo havia sido coletado previamente com ajuda de um pescador da região. 

O público compôs imagens usando o material descartado como elemento estético. Os profissionais então realizaram registros fotográficos e filmagens para montar a exposição, que será projetada no Pórtico do Cais da Mauá. A iniciativa tem o financiamento do Edital de Eventos Descentralizados do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte) da Secretaria Municipal de Cultura. 

Sobre a artista

Aos 13 anos de idade, Consuelo Vallandro começou seu trabalho corporal artístico nos aparelhos aéreos e na dança aérea de circo. Há mais de uma década, ela expande as práticas no campo da arte transdisciplinar, envolvendo a dança contemporânea, o circo e a performance. Esta última, inclusive, é foco da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGac) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). 

Consuelo já participou de eventos de dança e artes visuais, como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e o Festival de Arte de Porto Alegre (2018/2019). Em 2018, fez residência artística com o grupo britânico Imitating the dog e realizou o espetáculo 'Night of the Living Dead Redux'. Entre os prêmios da Fundação Nacional de Artes (Funarte) recebidos estão o 'Arte em toda Parte', em 2020, por sua oficina de acrobacia em dupla, e o 'Prêmio Mark Ferrez de Fotografia', em 2021. 

Comentários