Projeto gaúcho vira referência entre os conselhos nacionais de economia

Ação foi denominada 'Força-Tarefa: Economistas falam à sociedade gaúcha'

Corecon RS - Reprodução

O Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon-RS) vem desenvolvendo, desde o final de março, uma série de vídeos com orientações de especialistas em formato de lives. A iniciativa faz parte do projeto 'Força-Tarefa: Economistas falam à sociedade gaúcha'. Desde 2 de abril, já foram realizadas 26 lives, com a participação de renomados economistas do Brasil e do exterior, abordando a crise econômica mundial causada pela pandemia da Covid-19 e seus impactos setores da economia local, regional, nacional e global. 

Segundo o presidente do Corecon-RS, o economista José Junior de Oliveira, a iniciativa tem o objetivo de informar e esclarecer a sociedade sobre os impactos da crise global gerada pela Covid-19. "Com toda a potencialidade e conhecimento de nossos profissionais, o Conselho não poderia ficar omisso neste momento tão difícil, que transformou a vida de todos os cidadãos", disse.

O vice-presidente e coordenador do projeto, Aristóteles da Rosa Galvão, explicou que, para a elaboração das lives, estão sendo utilizadas as mais variadas plataformas gratuitas, como Facebook, Instagram, GoogleMeet, Youtube, Streamyard, entre outras, variando de acordo com a preferência dos apresentadores, assim como do público. Galvão lembra que o sucesso do Projeto, idealizado a partir de uma parceria com o Conselho de Santa Catarina, e, mais tarde, com o do Paraná, serve hoje de referência aos demais Corecons de todo o País. "O mais gratificante disso tudo é ver a categoria unida em torno de um objetivo, que é levar à sociedade informações necessárias para um melhor entendimento deste momento pelo qual estamos passando", destaca o VP.

Para esta semana estão previstas 'A pós-pandemia e o agronegócio na Região Sul do Brasil', com os Antônio da Luz, Economista-Chefe da Farsul, Gláucia Padrão, economista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), e Jefrey Albers, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), que acontecerá nesta segunda-feira, 1º, às 19 horas. Na quarta-feira, 3, será um evento internacional, onde o Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa, economista Pedro Pita Barros, será entrevistado pelos economistas Giácomo Balbinotto (Ufrgs), Gisele Braun (BID), Márcia Godoy (Furg) e Ricardo Letízia (Uergs), sobre o tema 'Economia da Saúde: lições europeias'. Na sexta-feira, 5, os economistas e professores da ESPM Roberto Uebel e Fabio Pesavento falarão sobre 'Cenários pós-pandemia: impactos nas relações econômicas internacionais'.

Comentários